Notícias | Cotidiano
Novos padres para a República Tcheca - 11/10/2017 - 16:13

"Nós não nos inclinamos a nenhum regime que não se curve a Deus". Em 1951, apenas algumas horas depois de pronunciar essas palavras aos fiéis católicos na Catedral de São Vito de Praga, República Tcheca, o Arcebispo Josef Beran foi sequestrado pela polícia secreta e ficou preso pelos 16 anos seguintes. Milhares de sacerdotes e religiosos, onde era então a Tchecoslováquia, compartilharam de destino semelhante e sofreram nas prisões e campos de trabalho.

O prédio onde estava instalado o seminário arquidiocesano em Praga foi transformado em um centro para um jornal de propaganda comunista. Durante muitos longos anos, os vocacionados ao sacerdócio não podiam avançar em seus chamados e não tinham permissão para estudar. Mais tarde conseguiram se preparar para o sacerdócio em igrejas subterrâneas. Muitos foram secretamente ordenados, muitas vezes em países vizinhos. A formação oficial dos sacerdotes foi controlada pelo Serviço Secreto. Era negado o exercício sacerdotal daqueles padres não aceitos pelo Estado. Estes, muitas vezes, eram forçados a trabalhar em fábricas ou como limpadores de janelas para se sustentarem.

Em 1990, após o colapso do governo comunista, o seminário arquidiocesano em Praga pôde abrir suas portas novamente. É aqui que os futuros sacerdotes de hoje estão sendo formados para trabalharem pastoralmente na República Tcheca, ainda muito ateísta. Esse é um dos dois únicos seminários no país. Atualmente, há ali 23 jovens, de cinco dioceses diferentes, em formação para o sacerdócio.

Eles enfrentarão uma tarefa difícil após a ordenação, pois com 34% da população afirmando não ter fé e com outros 44% se recusando a fornecer detalhes sobre sua afiliação religiosa, a República Tcheca é um dos países mais ateus da Europa. Apenas 10,4% da população são católicos, enquanto outros 11% pertencem a outras denominações cristãs. No entanto, há paróquias vivas com famílias jovens, com pessoas buscando realmente o caminho da fé. Por isso, existe uma necessidade urgente de novos sacerdotes.

A ACN contribui com a formação desses futuros padres em Praga. A continuação da fé católica no país depende também deles.

 

Fonte: ACN

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossa newsletter

 

     

Articulistas         Catolicanet
O jejum, seu significado e como fazê-lo.
O jejum, ou seja, a privação parcial ou total de...
Côn. José Geraldo Vidigal 22.11.2017
Multiplicando os dons
Deus nos dá dons ou talentos, e Jesus nos convida a...
Pe Geovane Saraiva 22.11.2017
Um Rei segundo o coração de Deus
Neste domingo no qual se festeja Cristo Rei do Universo o...
Côn. José Geraldo Vidigal 21.11.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.